sábado, 14 de janeiro de 2012

O espantoso universo da internet...

Uma das questões que já todos nos fizemos pelo menos uma vez é "Qual é o tamanho da internet?". E logo desistimos, por considerarmos que a pergunta não tem resposta possível.
Bem, vou apresentar alguns dados que devem ser vistos como aproximados (provavelmente por defeito), mas que não deixam de ser espantosos e dar que pensar:
Número de utilizadores:
[aproximadamente 1/6 da população do planeta] 

Volume de informação disponível (sempre em crescimento):
[1Tb = 1024 Gb ]
[5.000.000Tb = 5.120.000.000 Gb]

Informação indexada no Google:

referências:

Mesmo considerando que 70% da informação que existe na internet não interessa a ninguém, existe uma quantidade imensa de informação útil. 
Questão: como aceder a toda essa informação útil?

«Hello World!»

Devido  a trocas de ideias variadas nas aulas, surge-me a ideia de um canal de partilha de informações e análise do que na net existe que nos possa auxiliar na eterna busca de conhecimentos. Abordam-se aqui duas vertentes: uma prática, ao nível das ferramentas que existem disponíveis e começam a ser comuns, a web 2.0 (e, no passo seguinte, a caminho de uma web 3.0, apesar de ainda ninguém saber muito bem o que será ou em como se materializará...); uma vertante teórica, ao nível da reflexão de como isso poderá transformar o nosso conceito de conhecimento (o que é aprender, como se aprende, alterar-se-ão as nossas estruturas cerebrais...).
Então comecemos.
Claro que um canal de partilha só funciona se for bidireccional, pelo que, sintam-se à vontade para enviar sugestões interessantes.